As queimadas em Mato Grosso já são responsáveis pela produção de mais gases poluentes do que todo o estado de São Paulo. Milhares de focos foram registrados no estado e muitos foram provocados pelo próprio homem.
O fogo avançou sobre o morro de Santo Antonio, perto de Cuiabá. A capital de Mato Grosso quase desapareceu em meio a tanta fumaça que vem das queimadas.
Foram registrados 15 mil focos de incêndio no estado desde janeiro. Segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as queimadas em Mato Grosso lançaram na atmosfera, só na primeira semana de julho, 211 mil toneladas de monóxido de carbono. É mais que o estado de São Paulo que, no mesmo período, lançou 188 mil toneladas.
Em Tangará da Serra (MT), os agricultores combatem há nove dias o fogo que avançou sobre as propriedades. As chamas geralmente são provocadas pelo próprio homem.
A Defesa Civil deu início a uma operação de emergência para combate as chamas. No aeroporto de Santo Antonio de Leverger (MT), a cada dez minutos um avião é reabastecido com água e segue para combater os pontos de incêndio. Os bombeiros levaram cerca de 24 horas para controlar o incêndio no Morro de Santo Antonio.
(Fonte: G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário