Loading...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Empresas vão ter benefício para criar carro elétrico brasileiro, diz ministro


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, adiantou nesta segunda-feira (26) que o presidente Lula pretende anunciar nesta terça altos investimentos no desenvolvimento de componentes para a fabricação de carros elétricos.

“Haverá um incentivo para empresas desenvolverem partes, peças, projetos do carro elétrico. Nós precisamos começar a entrar nessa área”, afirmou o ministro durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal.

Segundo Rezende, o investimento será voltado para pesquisas dentro de empresas, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e fará parte de um conjunto de subvenções que totalizam R$ 500 milhões.

Bateria – O ministro não quis adiantar quanto desse valor será destinado aos carros elétricos, mas o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Elias, afirmou que o montante é maior que qualquer outro investimento já feito no país na área dos veículos movidos a eletricidade.

“Amanhã serão anunciadas algumas medidas fiscais e financeiras e organização do sistema para que o Brasil entre nessa corrida pelo carro elétrico”, afirmou Rezende.

De acordo com o ministro, o tema já é discutido há mais de um ano no MCT, e um dos maiores desafios é produzir baterias de alta capacidade para os veículos. “Há um ano e meio que dentro da nossa rede de energias alternativas começamos a reunir fabricantes e pesquisadores de baterias e fabricantes de motores elétricos.”

(Fonte: Iberê Thenório/ G1)

Nenhum comentário: