quarta-feira, 25 de agosto de 2010

EXCLUSIVO: Anchieta, no Espírito Santo, vai definir propostas para pagamento por serviços ambientais

Danielle Jordan / Ambientebrasil


Hoje, 25, e amanhã, 26, especialistas se reúnem em Anchieta, no Espírito Santo, em um seminário sobre Pagamento por Serviços Ambientais.

Representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iema, vão apresentar o modelo implantado no estado e relatar as experiências com a implantação do Pagamento por Serviços Ambientais, PSA, por meio do projeto ProdutorES de Água.

Serão debatidos, ainda, outros modelos adotados em outras regiões brasileiras, com objetivo de definir como se dará a implantação local.

Na ocasião, participarão representantes da Agência Nacional de Águas, Ana, do Iema, do Instituto Internacional de Conservação The Nature Conservancy, TNC, do Departamento de Meio Ambiente do município de Extrema, em Minas Gerais, e da prefeitura de Anchieta.

Mais de 100 proprietários rurais que conservam áreas importantes para as bacias capixabas já recebem pelos benefícios. A proposta do projeto é mudar o comportamento do produtor, reconhecendo que a floresta em pé apresenta valor econômico.

*Com informações da Iema.

Nenhum comentário: