sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EXCLUSIVO: Pesquisadores vão instalar banheiro seco em Itapema, SC, como parte de pesquisas de saneamento



No próximo sábado, dia 25, o Núcleo de Educação Ambiental, Neamb, do Centro Tecnológico, CTC, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, em parceria com o Instituto Çara-Kura, Içara, e com a Prefeitura de Itapema, SC, vai construir um banheiro seco no município de Itapema.
A atividade faz parte de mais uma etapa da oficina sobre sistema seco ecológicos de saneamento básico. O protótipo foi desenvolvido pelo grupo, que tem como objetivo criar um sistema funcional e de rápida montagem, com custo baixo. A região escolhida se deve à presença de comunidade de baixa renda com problemas sérios de infra-estrutura e saneamento.
O sistema consiste na desidratação ou com postagem dos resíduos sanitários, com a eliminação dos patógenos e destinação do resíduo sem a utilização de água. Com a comprovação da eficácia do sistema, o modelo poderá ser implantado em outras localidades.
O tema faz parte da pesquisa da pesquisa da doutoranda em Engenharia Sanitária e Ambiental, Maria Elisa Magri. A oficina, que acontece a partir das 8h30, é livre e gratuita, com certificada pelo Departamento de Apoio à Extensão. As vagas são limitadas e o horário previsto para o retorno é 20 horas.

*Com informações da UFSC.

Nenhum comentário: