Loading...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

XIII FICA, Documentário 'Lixo extraordinário' é um dos grandes concorrente a prêmio

"Lixo extraordinário", coprodução do Brasil e Reino Unido, foi anunciado  como um dos indicados para o Oscar de melhor documentário, é um dos grandes concorrentes a premio no Fica, festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que está  sendo realizado na Cidade de Goiás.

Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley.

Gravada ao longo de três anos, sua trama acompanha um projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, "Estamira" (2004), de Marcos Prado.
"Parece um sonho", disse o artista plástico em entrevista ao G1 minutos após saber da indicação. "Estou muito feliz, porque foi uma história que começou por acaso e virou um filme de grande importância, porque consolida um grupo social e mostra o verdadeiro valor do lixo", diz Muniz, que acredita na vitória de "Lixo extraordinário" na premiação da Academia. "Entre os filmes indicados, é o mais forte, o mais premiado, nossas chances são muito grandes", afirma.

Nenhum comentário: