Loading...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Municípios em situação de emergência no Amazonas podem pedir ajuda ao governo federal



Os municípios do Amazonas que tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil podem recorrer ao governo federal a fim de solicitar a transferência de recursos para as ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução nas áreas atingidas. Segundo a secretaria, o governo também estuda uma ação de ajuda humanitária.

O estado do Amazonas sofre com a seca desde o início de agosto, e cerca de 40 mil famílias foram atingidas. Dos 62 municípios amazonenses, 25 decretaram situação de emergência e, na última sexta-feira (8), a Defesa Civil nacional reconheceu a situação de emergência em 21 deles. A portaria permite o início de ações para amenizar a situação do estado por meio de transferências obrigatórias da União aos órgãos e entidades estaduais.
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a seca no estado do Amazonas é uma das maiores dos últimos anos. Por causa da falta de chuva, os rios Javari, Juruá, Japurá, Acre, Negro, Purus, Iça, Jutaí, Solimões e Madeira estão com níveis abaixo da média, e vários municípios estão em estado de alerta e situação de emergência.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Nacional de Defesa Civil, nos meses de fevereiro e março deste ano foram enviadas cerca de 6 mil cestas básicas para oito cidades do Amazonas que foram afetadas pela estiagem. 
(Fonte: Sabrina Craide/ Agência Brasil)

Nenhum comentário: